sábado, 28 de junho de 2014

A Violência no Brasil

Tenho pensado ultimamente sobre o aumento do índice de violência no nosso país. Eu, como professor de História, sempre pensei, que com a diminuição da desigualdade social, consequentemente, diminuiria o índice de violência. No entanto, o que dizer do Brasil?

Nos últimos anos, é inegável a diminuição da desigualdade social. Porém, houve um aumento assombroso da violência no país. Acredito, que esse desequilíbrio, só aconteceu porque não houve nenhum tipo de investimento na educação. As salas de aulas são medievais e os professores recebem os piores salários dentre os profissionais de nível superior. Isso explica, em parte, o porquê do aumento da violência, mesmo com a diminuição da desigualdade. Estou cada dia mais convencido que distribuição de renda se faz com educação pública de qualidade.

Se tivéssemos realmente uma escola pública de qualidade, que possibilitasse uma mobilidade social plena dos grupos socialmente menos favorecidos, dificilmente a Bahia (estado no qual vivo), passaria por um caos, recentemente, por conta de uma greve de policiais. 

Todo o caos que estamos vivendo, sinaliza que algo muito grave está acontecendo! Infelizmente, visões reducionistas, querem nos fazer crer que a culpa é dos policiais ou de conjunturas sociais específicas. 

Há muito tempo, a estrutura sócio-econômica do nosso país está sendo comprometida pelos desmandos dos nossos governantes, em relação à educação pública. Podem tapar o sol com a peneira. Querendo ou não, a única solução é a educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Castigo de Deus ou Ironia da Vida

Castigo de Deus ou Ironia da Vida... Essa crise surge num momento crítico da sociedade Ocidental. Num momento em que a ignorância ...