sábado, 4 de julho de 2015

A Diminuição da Maioridade Penal

Segundo os dados governamentais e de instituições não governamentais, os crimes praticados por menores no Brasil, correspondem a 1%. Segundo essas instituições, as casas de menor ressocializa 75% dos jovens, contra 25% dos presídios. Colocar os jovens nos presídios não estará trazendo um problema maior para a nossa sociedade? 

Devemos nos lembrar que o crime organizado surgiu a partir do momento em que os presos políticos foram colocados nas mesmas prisões dos presos comuns. Os presos comuns aprenderam toda a logística organizacional e intelectual dos presos políticos, criando assim, o crime organizado.

É evidente que os jovens que cometem crimes graves devem ter suas penas aumentadas, no entanto, acredito que não colocando em presídios que iremos resolver o problema, mas iremos trazer outros problemas.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez uma proposta muito boa, mas as mentes atrofiadas da Câmara Federal não analisou. A proposta dele aumentava a punição para crimes graves, de 3 para 10 anos. Diferentemente de hoje, quando o jovem fizesse 18 anos ele contiuaria apreendido, cumprindo sua pena e os adultos que participassem de crimes com menores, teriam suas penas drasticamente aumentadas.Porém, para os retardados da Câmara Federal, foi mais fácil dar uma canetada, diminuindo a maioridade!

Atualmente, as famílias estão desestruturadas, diferentemente do passado. Por isso, o Estado precisa criar estruturas que não permita que jovens e adolescente entrem no mundo da criminalidade. Jogar adolescentes em presídios irá trazer problema semelhante ao que aconteceu no passado, a partir do momento em que criminalizaram as drogas e prenderam políticos e intelectuais junto com criminosos comuns. Criamos o crime organizado e o tráfico de drogas.

Ninguém está defendendo o jovem infrator - mesmo acreditando que existe uma estrutura perversa, que lançam esses adolescentes na criminalidade - e sim, dizendo que colocar esses adolescentes em presídios, acarretará em problemas maiores para a nossa sociedade. Precisamos oferecer acolhimento, educação e uma sociedade mais justa, para impedir que jovens se encaminhem no mundo do crime.

 Diante disso, o que queremos criar agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Castigo de Deus ou Ironia da Vida

Castigo de Deus ou Ironia da Vida... Essa crise surge num momento crítico da sociedade Ocidental. Num momento em que a ignorância ...