sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A Retórica Anticorrupção como Engodo para Enganar Tolos

A retórica da corrupção implementada pela mídia e por parte do judiciário só serve para desviar nossas atenções dos reais problemas do país. A dívida pública e a sonegação de impostos são os nossos maiores problemas, mas a mídia não notícia isso.

Grandes empresas devem quase 500 bilhões de reais ao INSS e pouco se fala na mídia e quase nada o governo faz para recuperá-los. Cerca de 600 bilhões de reais foram sonegados apenas no ano de 2015, principalmente, por grandes empresários do ramo financeiro, e a grande mídia se cala sobre esse assunto, principalmente, a toda poderosa Rede Globo.

A Lava-jato, por exemplo, arrecadou de 2013 até hoje, cerca de 4 bilhões de reais. Isso é troco de bala relacionado ao esquema de corrupção da dívida pública e da sonegação de impostos dos grandes empresários, do qual a grande mídia faz parte.

Os grandes meios de comunicação no Brasil nos fazem de otários ao  tratar apenas da corrupção dos políticos, em especial, daqueles que têm base social e, não toca no assunto de sua própria corrupção, da corrupção das empresas, dos sonegadores de impostos e do esquema de corrupção da dívida pública.

De todo imposto que pagamos durante o ano, cerca da metade, ou seja, 50%, vai para o bolso dos bancos. Esses que financiam a grande mídia para distrair a nossa atenção. Metade do orçamento do Estado é direcionado para o pagamento à bancos e financistas. Quer dizer que o brasileiro trabalha para alimentar uma elite que vive de juros e sonegação de impostos.

Diante disso, não tenho dúvidas ao afirmar que a grande mídia tem o papel de nos emburrecer. De fazer com que nós fiquemos desconectados da realidade material. Ela precisa criar factóides para desviar a nossa atenção dos reais problemas nacionais. Esse é o papel de uma mídia corporativa num país onde a escravidão ainda não foi superada e a elite é intelectualmente provinciana.


Prof°. Wagner Aragão Teles.
Especialista em História Econômica e Social do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Castigo de Deus ou Ironia da Vida

Castigo de Deus ou Ironia da Vida... Essa crise surge num momento crítico da sociedade Ocidental. Num momento em que a ignorância ...