sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A Tese da Luta de Classes e o Imposto de Renda Progressivo

A Luta de Classes é uma das tese mais importante de todos os tempos!!!!

O Senado está por votar um imposto de Renda progressivo que desonera os mais pobres e aumenta o IR para os mais ricos. Com essa nova proposta, quem ganha mais de R$49.500,00 pagará 40% de imposto de renda. Vale lembrar que na Alemanha esse imposto chega a 60% para os milionários. Na França e na Inglaterra ultrapassa os 45%.

Com essa medida, ao desonerar os mais pobres, ajudará a estimular a economia básica, girando a economia em setores essenciais. Segundo estudos técnicos do Senado, essas novas alíquotas de imposto de renda aumentaria a arrecadação do Estado em 200 bilhões de reais. Ou seja, se apenas essa mudança fosse feita, não precisaríamos estar espoliando os mais pobres para melhorarmos as contas públicas, como esse governo faz.

No entanto, esse tipo de proposta tem resistência no Congresso, porque este espaço que deveria representar os interesses do povo, foi sequestrado pelo poder econômico há tempos. Ou seja, o Estado foi sequestrado por grupos poderosos, e a luta de classe está mais do que explícita no campo político.

Sempre esteve!!


Profº. Wagner Aragão Teles.
Especialista em História Econômica e Social do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Castigo de Deus ou Ironia da Vida

Castigo de Deus ou Ironia da Vida... Essa crise surge num momento crítico da sociedade Ocidental. Num momento em que a ignorância ...