terça-feira, 19 de junho de 2018

A História Vista de Baixo

Por que os historiadores preferem contar uma história vista de baixo?
Existem várias razões para isso! No entanto, penso que a mais importante seja, pelo fato da história do dominador já ser contada cotidianamente pela sociedade.
As classes subalternas têm diariamente sua voz calada pelos agentes que controlam a sociedade civil.
O Estado, em grande medida, está a serviço dessas classes dominantes, assim como parte das instituições religiosas e a grande massa dos meios de comunicação.
Esse discurso dominante, é reproduzido cotidianamente, calando a voz daqueles que estão em condições socialmente desfavoráveis.
Seria patético, o historiador utilizar o seu ofício para apenas reafirmar o discurso dominante; propagado cotidianamente e que é de conhecimento de toda sociedade.
Nesse sentido, o papel do historiador é problematizar. É lançar luz ao que o discurso dominante escamoteou ao longo dos séculos.
É incomodar o status quo daqueles que se sentem intocáveis e têm como interesse, homogeneizar o discurso dominante.
O papel do historiador, dentre outras coisas, é dar voz àqueles que foram calados por séculos, mostrando outras formas de interpretar o mundo, que não seja apenas aquela que foi "ofertada" pelas classes dominantes.


Prof°. Wagner Aragão Teles.
Mestrando em Ensino de História (UNEB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Castigo de Deus ou Ironia da Vida

Castigo de Deus ou Ironia da Vida... Essa crise surge num momento crítico da sociedade Ocidental. Num momento em que a ignorância ...