Não foi o Lula que foi condenado! O que foi condenado pelo TRF-4 em Porto Alegre, no dia 24 de janeiro, é o que Lula representa.
O Lula representa um país com mais esperança. Representa o direito do pobre acessar universidades. Representa a carteira assinada da empregada doméstica. Representa políticas de combate à discriminação racial e de gênero. Representa o retirante nordestino que sofre preconceito no sul do país. Representa o direito ao pobre de ter acesso a uma casa própria. Representa distribuição de renda e ascensão social das classes populares. Representa o direito do pobre andar de avião ou poder disputar o trânsito com o seu próprio carro. Representa a erradicação da fome e o direito a uma vida digna para aqueles que historicamente, foram marginalizados por nossa sociedade. Representa um país independente do FMI e orgulhoso de representar o povo brasileiro. Representa um povo sofrido que em seu governo teve orgulho de ser brasileiro.
Para os donos do poder e seu viralatismo, isso tudo é inadmissível! Como o sociólogo Jessé Souza bem diz, eles veem o pobre como "não gente", como serviçal.. Típico de uma sociedade escravocrata, ou uma sociedade que deixou de ser escravocrata apenas no papel.
As elites brasileiras pensam como senhor de engenho. E como no passado, fazem qualquer coisa para que seus privilégios econômicos sejam mantidos. Até mesmo, cassar os direitos políticos de um ex- presidente, para que não ganhe as eleições e continue suas pautas progressistas.
Profº. Wagner Aragão Teles.
Especialista em História Econômica e Social do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário