quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

O Perigo da Deflação no Brasil

O governo anunciou hoje, que o Brasil vive a menor taxa de inflação desde o início do Plano Real. Acredito que isso não é para se comemorar!

Espero que todos saibam que a inflação baixa, de nada tem a ver com medidas propostas pelo governo Temer. A inflação baixa se deve à desaceleração da economia e sua retração. Ou seja, quer dizer que nós chegamos no fundo do poço!

Diante disso, os preços começam a cair porque as pessoas perderam a capacidade de compra por causa dos altos índices de desemprego. Cerca de 14 milhões de pessoas estão desempregadas. Com isso, a população deixa de comprar com o mesmo ímpeto que consumia num passado próximo. Com a diminuição do consumo, os preços começam a baixar, pois o mercado começa a se degladiar pelos consumidores existentes.

Na verdade, é provável, que a economia brasileira esteja em um processo de deflação - problema econômico pior do que a inflação - pois taxas de inflação baixas como as que foram apresentadas pelo governo, diante de aumentos brutais dos combustíveis e dos transportes, só demonstra que a deflação deve ser uma realidade concreta do país, atualmente.

O grande problema disso tudo, é que isso pode se tornar um ciclo vicioso se a política econômica do governo não for alterada.

O que quero dizer com isso?

Quero dizer que se o desemprego faz diminuir a atividade econômica, e consequentemente, a inflação, é provável que a diminuição da atividade econômica gere ainda mais desempregados, pois o empresariado começa a adequar a sua produção à demanda existe, diante da queda ou estagnação de preço dos seus produtos, demitindo assim, ainda mais trabalhadores.



Prof°. Wagner Aragão Teles.
Especialista em História Econômica e Social do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Castigo de Deus ou Ironia da Vida

Castigo de Deus ou Ironia da Vida... Essa crise surge num momento crítico da sociedade Ocidental. Num momento em que a ignorância ...